Os sinais de que chegou a hora de empreender

Aug 09, 2018       

Admin
Os sinais de que chegou a hora de empreender

Já te perguntaram quando é que você vai montar a sua startup? Bom, este dilema acontece, e muito mais do que você imagina se você já trabalhou no espectro do empreendedorismo. Às vezes você pode não se dar conta, mas o instinto te chama para essa atividade encantadora e transformadora, profissionalmente e pessoalmente.

Tendo uma experiência profissional de 7 anos e estudando um pouco o tema cheguei a algumas conclusões. Existem 3 principais ingredientes que te direcionam para o empreendedorismo e que podem ser traduzidos na sigla ECO - Experiência, Conhecimento e Oportunidade.

A Experiência você vive todos os dias, observa padrões que se repetem, nas empresas e carreiras, e você vai registrando na sua mente ao longo da jornada. Já o Conhecimento, você acaba conquistando a medida que se pergunta o porquê, quando, como e onde, quando erra e quando acerta. E, por fim, a Oportunidade aparece quando você junta sua experiência com o aprendizado e enxerga que existem alguns problemas sem uma solução clara e encontra pessoas que estimulam ou suportam seguir um novo caminho.

O gatilho ECO acaba acontecendo com muitos empreendedores porque uma vez neste mundo, você aprende a se questionar o tempo todo sobre tudo e quando você menos espera ele aparece.

Meu último exemplo foi com a iniciativa do FEAangels. De um lado, vi que haviam startups de colegas de faculdade necessitando de "funding" (levantar dinheiro), de outro uma rede de alumni com muito apetite para dar mentoria e investir em novos talentos. Minha experiência com o ecossistema, observando o padrão e o com o surgimento de iniciativas incríveis como o GVangels e Insperangels, permitiu que o ECO falasse mais alto.

Em setembro deste ano, despretensiosamente, junto a outros alumni resolvi fazer um MVP (Minimum Viable Product) com um simples post no LinkedIn falando sobre um evento de uma startup da FEA-USP - Canal da Peça - que estava captando e que o FEAangels (recém idealizado) estava organizando sua rede de captação com a rede alumni.

Agora, estou aqui à convite da PEGN para compartilhar essa experiência e dizer que todos carregam seu ECO e que basta você o escutar seu entorno para entrar em ação.

Compartilhe